terça-feira, 20 de julho de 2010

Fobia Social - Parte 1

Retirada do site Marie Claire (comentada por mim).



Os sintomas da fobia social surgem em geral na adolescência, entre 15 e 20 anos, mas podem aparecer mais cedo, em crianças que têm medo de resolver um problema de matemática no quadro negro (se alguma vez fui chamado pra fazer isso, eu não me lembro ou deletei), de usar banheiros coletivos (já aconteceu, hoje não mais) e de brincar com outras crianças (eu acho que nem brincava se não fossem meus primos, antipático, né?). O adolescente fóbico evita festinhas, não paquera, morre de medo de ser chamado pelo professor para responder perguntas na frente da classe (pronto, aqui fechou meu diagnótico por esses sintomas concretíííssimos).


Mais do que a simples dificuldade em lidar com situações sociais, "há um verdadeiro terror à interação com outras pessoas. As conseqüências são limitantes e debilitadoras para o portador", diz Nardi. É quase uma "alergia" a gente, que faz o corpo responder com sintomas como tremores, suor e diarréia.


Mas o pior problema decorrente da fobia social é a ansiedade antecipada. A pessoa começa a sofrer a partir do momento em que recebe a notícia de um compromisso do qual não poderá escapar (começa a sofrer não, passa a viver dessa tortura). Não adianta treinar ou se preparar para o evento (mas eu treino mesmo assim), a ansiedade não passa. Pior: tende a aumentar à medida em que o compromisso se aproxima (é verdade). O fóbico social sofre sempre "antes e durante", às vezes por longos períodos (iiiihhh o durante então, mata!). 


A fobia social, por outro lado, paralisa a pessoa, diminui seu bem-estar, prejudica seu desempenho profissional e não permite que ela se prepare e enfrente as situações que considera ameaçadoras. O fóbico apenas suporta tais situações (guerreiros que somos!!), sempre com ansiedade e sofrimento (precisava complementar isso?): a fobia social é o medo patológico de agir de forma ridícula na presença de outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário